10 de jun de 2010

Projeto: Chegou a Hora de Largar as Fraldas
















Este projeto foi elaborado pelas professoras: Andrezza (2º Período), Márcia (Maternal 1) e Claudinéia (Berçário 1) na disciplina de Psicologia do curso de pós graduação.
O mesmo surgiu em decorrência ao relato feito pela professora Márcia sobre as dificuldades que as suas companheiras de trabalho estavam vivenciando com a turma.
“Ao voltarmos do recesso escolar no mês de julho, retornamos o estímulo à retirada das fraldas. Essa é uma prática constante nessa turma do Maternal 1, pois nos deparamos com os problemas constantes de xixi e cocô nas calças, mas o foco principal são aqueles que ainda relutam em sair das fraldas” relata.
Perante o desafio as professoras Andrezza e Claudinéia se prontificaram a ajudar na elaboração e prática das atividades elaboradas em torno do tema.
Após a observação do andamento e das dificuldades levantadas, realizamos uma pesquisa com pais e enviamos algumas dicas sobre o processo. Após a autorização dos pais e da unidade escolar, iniciamos o projeto: Chegou a Hora de Largar as Fraldas.
Com a utilização de diversos brinquedos, acessórios, espaços diferenciados, literaturas infantis e vídeos, já começamos a por em prática e a ter um retorno do positivo do processo do controle esfecteriano.
Conforme o RCNI ( vol. 2, 1998, P.34) “ O processo de retirada de fraldas pode ser facilitado pela organização da rotina e do ambiente pelos professores e pela observação e imitação pela criança das outras crianças que vão ao sanitário ou que estão começando a utilizar o penico”. O projeto ainda está em andamento...

Nenhum comentário: