25/05/2011

Projeto: Animais Domésticos - Criando e Pincelando com Romero Britto

Enquanto realizávamos o projeto de inserção e acolhimento, observávamos nos relatos das crianças o encantamento pelos animais principalmente quando estavam inseridos nas histórias, nas músicas ou até nas brincadeiras direcionadas pelas próprias crianças durante o momento livre.
Já no início da explanação sobre o tema, sentimos o entusiasmo fluindo por parte de todos da turma ao relatar as suas vivências com esses animais estabelecendo um paralelo com o assunto abordado, dando dessa forma a abertura para o projeto. O tema despertou o interesse e a curiosidade geral. A inclusão das obras de arte surgiu do interesse das professoras em abordar o artista brasileiro conhecido internacionalmente, por dar formas simples e coloridas as suas obras. Nas obras escolhidas pudemos explorar diferentes elementos como: cores, formas, técnicas e revisitações.

As revisitações foram criadas a fim de proporcionar um momento diferenciado e oportunizar a curiosidade pelas obras de arte. Sentar para explorar e não vivenciar o processo, não estava nos nossos planos. Realmente atingimos o nosso propósito – a interação do grupo e a curiosidade em conhecer as obras.




A oralidade, as produções artísticas, a musicalidade, as histórias, entre outras propostas foram prioridades para englobarmos o tema animais domésticos com as obras de Romero. Também a oportunidade de vivenciar a troca de experiência e de conscientização feito pelos grupos de voluntários – Guapecas e Fucinhos carentes - pelos animais abandonados e pelo gesto de receber as doações enviadas pelos familiares e comunidade escolar, com certeza este pequeno gesto ficará guardado em nossas lembranças, com a certeza que podemos passar adiante as informações obtidas.
Finalizamos o projeto com o passeio-estudo na Clínica Veterinária Cães e Gatos.
Professoras: Andrezza, Mariléia e Rosângela.

Um comentário:

Joice disse...

Oi, minha profe..preferida...Parbéns pelo belo trabalho que desenvolveu com suas crianças...como sempre arrsando em tudo que faz....bjks