20 de out de 2011

Projeto: "Voar e Sonhar"

“As crianças devem, desde pequenas, ser instigadas a observar fenômenos, relatar acontecimentos, formular hipóteses, prever resultados para experimentos, conhecer diferentes contextos históricos e sociais, tentar localizá-los no tempo e espaço” (RCNI 2006 – 172)



    Diante dessa proposta desafiamos a turma a ousar em criatividade e imaginação, experienciando, vivenciando e aventurando-se. Proporcionamos momentos de lazer e aprendizagem em torno da história do surgimento dos aeromodelos confrontando com a importância deles nos dias atuais. Tivemos também a presença de alguns personagens (Alberto Santos Dumond - Pai da Aviação, Piloto de avião e Paraquedista), da participação das famílias (confecção dos móbiles de avião para a decoração da sala, da montagem de um avião no parque do CEI, do avião para a apresentação no Dia da Família) e dos funcionários da Unidade que ensinaram a turma a fazer um avião de papel, entre outros...


   Também várias atividades específicas e lúdicas foram elaboradas (modelagem de avião de massinha, músicas com o tema, criando avião com os blocos lógicos,observamos e criamos nuvens, revisitamos obras de arte, histórias com o tema e reportagem do jornal A Notícia sobre o Falcão-Robô e realizamos dois passeios estudo: Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola (avião)e no GRAER - Polícia Militar (Helicóptero).


O PORTIFÓLIO DO PROJETO...

Um comentário:

Fernando Jesus disse...

Magnífica interpretação da nossa realidade, que simboliza o empenho e a dedicação dos responsáveis por este centro infantil.