20 de jun de 2016

Visita da RIC no Cei

Projeto: Artes e Artistas... Flores e Cores... Nosso Jardim Pop Arte!
Professora: Andrezza Fabiane Herbert Teixeira de Azevedo
Auxiliar de Direção e Apoio Pedagógico: Maria José Anselmo Filus
Diretora: Simone Gonçalves Policarpo
Turma em que o projeto foi aplicado: 2º Período – crianças de 05 anos.

Em 2015 o CEI Doce Infância foi climatizado, durante a utilização dos ares condicionados observamos que a água produzida por estes aparelhos tinha um só destino, o esgoto. Paralelamente as crianças também constataram através dos meios de comunicação à falta de água. Percebemos que teríamos que sensibilizar as crianças e famílias da importância da captação da água da chuva e dos condicionadores de ar.
            Dentro desta perspectiva, o uso racional da água foi apresentado às crianças com intuito de formarmos cidadãos preocupados com questões ambientais, procurando novas formas de reciclar a água utilizada em nosso dia a dia, aproveitando na irrigação das plantas e verduras, na limpeza e na própria brincadeira das crianças. Tivemos como objetivo apresentar as crianças soluções ambientais sustentáveis no ambiente escolar e refletir se estamos fazendo o bom uso desta riqueza chamada água.
Inicialmente começamos com a coleta do gotejamento da água dos 3 condicionadores de ar que ficam próximo ao jardim. Para a retenção desta água, enterramos um tambor com a capacidade 200 litros, erguemos um poço e sobre ele confeccionamos uma bomba de água feita com uma válvula de sucção, canos e conexões de PVC para a extração do líquido. Esta água foi coletada por um sistema de irrigação para as plantas, as crianças também utilizavam regadores para pegar a água e molhar as plantas.
Envolvemos as famílias e as crianças no processo de construção. Toda água extraída do poço foi e continuará sendo utilizada na irrigação das flores do jardim. Os tambores nos quais armazenamos a água foi decorado com o auxílio das crianças.
Porém, queríamos mais, como em nossa unidade já temos a coleta da água da chuva e no qual já fazemos o devido uso, percebemos a reclamação das crianças em estarem transportando os regadores cheios de água diversas vezes pela unidade. Assim nasceu a ideia de utilizarmos uma bomba e criarmos um jato manual só que adaptada em um tambor sobre um suporte com rodinhas. Foi uma festa podermos irrigar nosso jardim e plantas da horta sem dispor de tanto esforço físico.
O interesse das crianças foi tão significativo que em todo o processo elas participaram contribuindo com a construção do novo espaço. Nas nossas rodas de conversa sobre o projeto, o interesse em saber se era o dia de passearmos pela horta e de regarmos as plantas utilizando o jato manual foram presentes em nossas vivências.  
O zelo e o cuidado pela natureza foram aguçados mais ainda, através do plantio das flores, do cuidado com a terra e do destaque a importância da água para os seres humanos, os animais, as flores e as plantas. Entendemos que com pequenas ações podemos gerar novas atitudes e assim contribuir para a preservação deste bem tão precioso para todos a água, um dos principais elementos da natureza, pois cuidar bem da água é cuidar antecipadamente das futuras gerações.


Nome para contato – Maria José – 47- 34265860 - 99276487








Nenhum comentário: